As ondas de leste (OL), ou distúrbios ondulatórios de leste (DOLs), são geradas em áreas tropicais e se formam em baixos níveis da atmosfera. As OL são responsáveis por importantes chuvas no Nordeste e Norte do Brasil. Elas possuem uma periodicidade de 3 a 4 dias e comprimento entre 2.000-2.500 km, se propagando do continente africano para a América, podendo inclusive atingir áreas do Caribe. Seu período de formação acontece entre os meses de Maio a Outubro, e as primeiras ondas de leste já começam a atingir a costa leste do Nordeste.
A chuva nos últimos dias, provocada por uma frente fria estacionária, gerou acumulados de 205 mm em João Pessoa, e uma média de 50 mm nas capitais de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Apesar da frente fria ir embora, as ondas de leste agora serão responsáveis por chuvas volumosas e frequentes na costa leste e norte do Nordeste. Desde segunda-feira (23) até essa sexta-feira (27), há previsão de tempestades, céu encoberto e muita chuva diariamente.
Nesta terça-feira (24), previsão de chuva volumosa e a qualquer momento do dia no litoral de Sergipe, Alagoas, Recife e Paraíba. A previsão é de volumes de 25 a 50 mm nestas áreas em um dia.
Na quarta-feira, a chuva volumosa continua, com destaque ao tempo muito encoberto e chuvoso, sobretudo nas áreas costeiras do litoral norte da Bahia (inclui Salvador), de Sergipe, Pernambuco e Paraíba.
A chuva ganhará mais força nas costas do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão entre quarta (25) e sexta-feira (27).
A previsão do modelo meteorológico WRF indica acumulados impressionantes no total de cinco dias, ou seja, nesta semana, entre 23 e 27 de maio:
285mm em Aracaju-SE e Maceió-A
325mm em João Pessoa-PB
295mm em Natal-RN
235mm em Recife-PE
210mm em Fortaleza-CE
145mm em São Luís-MA
Devido a essa condição de tempo extremo, atenção redobrada para transtornos nas capitais, como alagamentos, inundações, enchentes e transbordamento de córregos e rios.
Fonte: Climatempo