Coronavirus – Reprodução

Você já deve  ler quais sintomas do coronavírus são parecidos com um resfriado  comum, certo? Mas não é apenas isso que você precisa saber sobre o vírus que está assolando a China e deixou de alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por essa razão, cria uma lista com sete curiosidades que você precisa saber sobre o  coronavírus . Acompanhe:

O que é o coronavírus?

Não se trata de um vírus, o coronavírus é uma doença viral da família. Por tanto, o mais coerente é se referir a essa  família  como “os coronavírus”.

Conhecidos desde os anos 60, os coronavírus são um grupo de vírus do genoma de RNA simples de sentido positivo. Muitas pessoas são infectadas por algum tipo de coronavírus ao longo da vida.

Quando surgiu o coronavírus?

Não é um vírus novo, o primeiro registro que tem infecção em humanos, foi em meados dos anos sessenta. Cientistas acreditam que uma alpaca, um mamífero da América do Sul que parece uma ilhama, transmite o coronavírus 229E. Desde então, outros casos esporádicos de infecção são registrados.

Em 2002, por exemplo, foi descoberto que o coronavírus causava uma síndrome respiratória aguda grave, “ Síndrome Respiratória Aguda Grave ” em inglês. Logo, esse nome foi abreviado para SARS, e como é causado pelo coronavírus, os cientistas uniram os nomes e a epidemia passou a ser chamada de (SARS-CoV).

O SARS-CoV se espalhou por vários países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, deixando um total de mais de oito mil pessoas infectadas. Mais de 800 pessoas morrem em decorrência dessa epidemia.

Somente em 2003 a doença foi controlada um número maior de mortes. Nos próximos anos, existem outros casos de coronavírus, mas não atingimos uma epidemia, como ocorreu em dezembro de 2019, na China, onde ocorreu o 2019-nCoV.

Quais são os sintomas?

Um dos problemas de diagnóstico desse vírus é que ele se confunde com uma queixa. Os sintomas envolvem tosse, coriza, dor de garganta e febre. O paciente infectado pode apresentar dificuldades para respirar, assim como ocorre em uma pneumonia.

Coronavirus mata?

A resposta is sim! Na China, até agora foram confirmadas 133 mortes em decorrência de 2019-nCoV.

Coronavírus tem cura?

Embora os especialistas estejam trabalhando arduamente para isso, o coronavírus 2019-nCoV ainda não tem uma vacina, nem um tratamento eficaz.

Como o coronavírus é transmitido?

Uma forma mais comum de transmissão de vírus é o contato de uma pessoa com outra. Por essa razão, os transportes coletivos produzem o ambiente perfeito para um surto ou epidemia de doença.

Como prevenir?

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é; “Lavar as mãos regularmente, cobrindo a boca e o nariz ao ar e respirar, e evitar o contato próximo com alguém que mostre os sintomas da doença respiratória (como o ar e espirrar).

Fonte: BR104