Mas, o que seria mesmo essa “danada” democracia, que todos falam tão bem sobre ela, evocando-a nos momentos mais difíceis, conturbados, onde paixões, geralmente políticas, encontram-se bastante afloradas, sejam essas pessoas militantes dos mais diversos grupos ou não.
O que sei, é que em especial nas redes sociais, era uma tal de democracia pra lá, democracia pra cá. Quando o negócio “arrochava”, perguntava-se em alto e bom som: Isso não pode acontecer. Cadê a democracia?
Pois bem, usando de redundância, começo do começo, lá na Grécia Antiga, berço desta senhora, infelizmente, ainda desrespeitada.
Origens
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
Saindo do campo ideológico e adentrando ao que vimos neste último e pleito, potencializado pelo uso, leia-se mal uso, da tecnologia, Internet, redes sociais enfim., pudemos observar que cada cidadão parece ter construído o seu conceito de democracia.
Desde o seu surgimento até os dias atuais, podemos dizer que o termo “democracia” foi ressignificado de acordo com o interesse de cada um. Pois, geralmente nos momentos de conflito a ignorância emergiu revestida da dita-cuja “democracia”.
Infelizmente algumas pessoas tem dificuldade em compreender que, independente de seu posicionamento, usar de um espaço para agredir o outro não é agir de forma democrática, longe disso.
Mário Sérgio Cortella, filósofo, Dr. em Educação, Professor da USP e palestrante, pontuou da seguinte forma: A democracia é a administração de conflitos que busca evitar o confronto.
Portanto, de forma sadia e esclarecedora, Cortella deixa óbvio que entre a teoria e a prática muitas pessoas encontram-se anos luz de obter esse amadurecimento.
De forma simples, finalizo que por democracia, entendo como sendo uma ferramenta que deve ser usada quando você não concorda, mas deve respeitar o espaço do outro.
Sobre o autor: Graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba