Universidade Estadual contribuirá no processo de finalização de filme sobre a história de Frei Damião

0

Considerado por muitos nordestinos como um homem santo, Frei Damião de Bozzano, ou apenas Frei Damião, como ficou conhecido ao passar por todas as cidades do Nordeste em suas missões, morreu em 31 de maio de 1997, mas sua história está muito próxima de ser imortalizada a partir das telas do cinema. A produtora Fábrica de Estúdios vem preparando um documentário sobre a vida do frei e veio até a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) solicitar parceria para conclusão do projeto.

Esse trabalho em conjunto será possível de ser realizado uma vez que o Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição mantém a guarda do acervo Machado Bittencourt, que possui um material produzido entre os anos 1969 e 1973 por Otacílio Cartaxo a respeito da vida de Frei Damião. Para que a consulta a este material seja feita, foi realizada uma reunião, na segunda-feira (18), na Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB, que debateu os aspectos técnicos de acesso ao material já produzido.

Participaram da reunião o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, que também é curador do acervo Machado Bittencourt; o coordenador de Museus da UEPB, Chico Pereira; Pablo Lopes, produtor de cinema; Frei Jociel Gomes, responsável pelo processo de canonização de Frei Damião; além de Célia Bittencourt, viúva de Machado Bittencourt; e Fátima Cartaxo, viúva de Otacílio Cartaxo.

A partir desse encontro, serão iniciadas as atividades de consulta ao acervo, para que sejam identificados os arquivos de áudio, vídeo e principalmente o roteiro do filme, que teve sua produção iniciada por Otacílio Cartaxo décadas atrás. Com isso, todos acreditam que a nova produção audiovisual contando a história de Frei Damião ganhará em riqueza de detalhes, materiais autênticos e cenas inéditas da passagem do religioso pelas terras da Paraíba. “Nossa proposta é lançar esse documentário no final deste ano e, com certeza, esse material que a UEPB tem a guarda contribuirá bastante na construção da narrativa da vida de Frei Damião”, disse Pablo Lopes.

Hipólito Lucena apontou que, no momento, a UEPB apenas mantém a guarda do acervo Machado Bittencourt, mas que em breve realizará todas as tratativas jurídicas necessárias para que este material também seja disponibilizado para consulta de estudantes, professores e pesquisadores, como ocorre com o acervo do jornal Diário da Borborema. “Nós temos a guarda do acervo, mas ainda é preciso discutir o regime de comodato do material para que mais pessoas tenham acesso a ele. Nesse caso específico, é uma consulta do conteúdo para a finalização de um documentário importante para o Nordeste, já que ele conta a história de um dos principais líderes religiosos da nossa região”, explicou.

Já Chico Pereira destacou a relação que Machado Bittencourt e Otacílio Cartaxo têm com a Universidade Estadual da Paraíba, o que justifica o acervo estar sob a guarda da Instituição, com possibilidade de servir de consulta para várias áreas de atuação. “Machado foi aluno e professor de cinema na Universidade, além de Otacílio ter sido o responsável por implementar o audiovisual, em 1969, na nossa Instituição”, acrescentou Chico Pereira.

O Frei Jociel Gomes ressaltou a importância do uso desse material pertencente ao acervo, uma vez que, segundo ele, diversos fatos históricos relevantes devem ter sido registrados durante o final da década de 1960 e os primeiros anos da década de 1970. Ele ainda contou que o processo de canonização de Frei Damião está em fase conclusiva e a expectativa é de que no mês de abril de 2019 seja dado o parecer favorável pela Comissão dos Bispos e Cardeais para chegar a última fase do processo, que é a comprovação do milagre proferido pelo religioso.

“A comprovação do milagre acontece quando nenhuma prova científica justifica os casos que apresentaremos. Nós estamos trabalhando com a comprovação de três milagres que são atribuídos a Frei Damião. A única coisa que posso dizer agora é que um desses casos é daqui da Paraíba. Por isso, a consulta a esse acervo é tão importante para que possamos nos aprofundar ainda mais na história dele”, afirmou Frei Jociel Gomes, que faz parte da Diocese de Caruaru (PE).

UEPB

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743