TRANSTORNOS DEPRESSIVOS – Encerramento da série “Falando sobre transtornos” com a Psicóloga Laís Aparecida

0

Para finalizar nosso ciclo de Transtornos, vamos falar sobre a classe de TRANSTORNOS DEPRESSIVOS, que envolvem Depressão Pós-Parto, Depressão Bipolar, Transtorno Fosfórico Pré-Menstrual e outros que vocês podem solicitar esclarecimentos nos comentários ou no Direct. Vai lá na enquete, interage comigo, expõe suas sugestões, dúvidas, questionamentos, pois pode ser útil também para outras pessoas.

Quem sofre com distúrbios de depressão apresenta uma tristeza profunda, ansiedade, angústia, medos, insegurança, alterações no sono, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas, além de sintomas físicos como dores na nunca, ombros e corpo, desregulação gástrico-intestinal.

Qualquer pessoa que tenha um agravamento muito severo de um quadro depressivo, a ponto de não querer mais viver (mesmo que não mencione se matar), é um candidato em potencial ao suicídio.

A depressão é um transtorno multicausal e bastante complexo. Vários são os fatores que podem agravá-lo a ponto de levar uma pessoa a tirar a própria vida: dificuldade ou recusa em buscar ajuda ou tratamento; doenças orgânicas: e situações de perda muito intensas.

A terapia pode ajudar o paciente a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam a depressão, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema. Outra forma importante para complementar o tratamento é a atividade física e uma boa alimentação. No caso de alguns pacientes, o acompanhamento psiquiátrico se faz necessário, a fim de inserir medicações adequadas na rotina.

Se você apresenta os sintomas de depressão, ou conhece alguém, e acredita que isso esteja atrapalhando suas atividades e seu modo de vida, busque ajuda. Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave, como as tentativas de suicídio.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512
Email: laispsicologia@outlook.com.
Instagram: @psicologa.lais
 
Da Redação/Portal Araçagi
Share.