TRANSTORNO DE PÂNICO – Falando sobre transtornos com a Psicóloga Laís Aparecida

0

É geralmente diagnosticado em pessoas que experimentam ataques de pânico espontâneos, repentinos e inesperados. São marcados por crises de ansiedade quase que inexplicáveis, que podem estar associadas a sintomas físicos semelhantes ao de um ataque cardíaco. Os indivíduos com este quadro, em geral, permanecem constantemente preocupados com o medo de um novo ataque, o qual pode ocorrer inesperadamente, as vezes até durante o sono.

Palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, dor no peito, náuseas, tontura, calafrios, medo de enlouquecer, morrer ou perder o controle, parestesia (dormência ou formigamento), são alguns dos sintomas que uma pessoa apresenta ao passar por um ataque de pânico.

Algumas pessoas param de entrar em situações ou lugares em que eles já tiveram um ataque de pânico, ficando sempre na alerta de uma nova crise, o que chamamos de agorafobia e evitam locais públicos onde eles sentem que a fuga imediata pode ser difícil, como shopping centers, transportes públicos ou grandes arenas esportivas.

Muitos que sofrem de ataques de pânico não sabem que têm um transtorno real e altamente tratável, justamente por assemelhar-se a problemas cardíacos. Porém, como outros transtornos, o pânico e a agorafobia podem ser tratados através da psicoterapia e, em alguns casos, com a ajuda de um psiquiatra para complementar com medicação adequada. 

Procure um psicólogo, não espere a extrema situação para pedir ajuda. Com tratamento adequado e em tempo, podemos reduzir os sintomas e seus efeitos na vida cotidiana.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512 ou email: laispsicologia@outlook.com. Segue lá no Instagram: @psicologa.lais
Da Redação/Portal Araçagi
Share.