TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – Falando sobre transtornos com a Psicóloga Laís Aparecida

0

O TOC é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes de forma intrusa) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos atos mentais em que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente).

Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento, pensamento e emoções. Como exemplos: medo de contrair uma doença e, por isto, lava excessivamente as mãos. Organização e ordenação de objetos de maneira específica. Revisar diversas vezes portas, janelas, gás ou o ferro de passar roupas antes de sair de casa ou dormir, entre outros. No entanto, nem todos os rituais são TOC. Pessoas com o transtorno não podem controlar seus pensamentos ou comportamentos, gasta pelo menos 1 hora por dia nesses pensamentos ou comportamentos, não obtém prazer ao realizar os comportamentos ou rituais, mas pode sentir breve alívio da ansiedade e experimentam problemas significativos em sua vida diária.

As causas do TOC são desconhecidas, mas se você acha que o tem ou conhece alguém com alguns desses sintomas, procure um psicólogo e/ou psiquiatra. Alguns pacientes respondem bem ao tratamento medicamentoso e outros podem fazer a combinação de ambos. Porém, a terapia é eficaz na redução de comportamentos compulsivos no TOC, mesmo em pessoas que não respondem bem à medicação.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512
Email: laispsicologia@outlook.com.
Instagram: @psicologa.lais
Da Redação/Portal Araçagi
Share.