“SUCESSO” Como chegar a ele abrindo meu próprio negócio? – Por Betinho Santos

0

Steve Jobs, o fundador da Apple e um dos maiores empreendedores da história recente

O brasileiro é muito conhecido por ser um povo empreendedor,  nós somos o país mais empreendedor do G20 e do BRIC, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE aponta que quase 22 milhões de pessoas estão tocando um negócio com até 3 anos e meio de vida, o que é quase a mesma quantidade de toda população de um País como Austrália, ou seja, isso mostra o quanto gostamos de sermos independentes, mas será que o brasileiro é empreendedor por oportunidade ou necessidade? E como ter sucesso em seu novo negocio?

Responder essas perguntas não é tarefa fácil, olhando para a situação do país e levando em conta que o empreendedor por necessidade é aquele que abre seu negocio devido a sua situação não ser a melhor economicamente falando, logo imaginamos que o brasileiro é empreendedor por necessidade, certo? Errado, o Brasil possui, em média, cerca de 2 empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade, e isso é algo muito positivo para a nossa economia, pois comprova a curva de desenvolvimento econômico do país. (fonte: Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2010).

Porém não significa dizer que nossos empresários sejam um exemplo de sucesso, um dos principais motivos disso é a formação dos brasileiros que naturalmente não são instruídos para gerir algum negocio, nossa formação é basicamente pensada para que sejamos funcionários e não patrões, não vemos nada nas escolas que possam nos preparar para liderar uma empresa, noções de administração, contabilidade e marketing por exemplo, esse seria um dos fatores que fazem que tantos empreendedores não tenham sucesso e não consigam segurar seus negócios por mais que três anos, infelizmente.

Agora vem a pergunta mais difícil, “como ter sucesso em seu novo negocio?” não existe uma formula pronta pra isso, um dos elementos  que torna mais difícil essa empreitada é que a maioria dos novos empresários não estão prontos ou capacitados para ter seu negocio, uma das coisas mais importantes é nunca esquecer que um negocio é feito de pessoas para atender outras pessoas, ou seja, o fator humano é muito importante, nesse sentido do “humano” vale salientar que os humanos todos eles precisam de ajuda em algum momento, por isso é necessário sempre buscar uma assessoria ou mesmo alguém com mais experiência para que possa trazer esclarecimentos os quais sejam oportunos

Como foi falado antes não existe uma receita pronta a qual seja 100% eficaz para alavancar um negocio,  mas existem dicas de comportamento e de como gerenciar bem sem empreendimento, essas dicas  podem ajudar muito um empresário de primeira viagem, coisas como a forma de tratar funcionários e clientes, utilizar bem seu tempo e organização, são alguns pontos que são fundamentais para que se tenha um bom desempenho em seu negocio, a seguir traremos parte de uma matéria do site EXAME.com.br  que lista 10 atitudes simples para ajudar o empreendedor a ter sucesso.

10 atitudes simples para você ser um empreendedor de sucesso

1 – Preze pelos rituais

Para o especialista Fernando Góes, da Ockam, uma atitude que ajuda no sucesso dos empreendedores é dar valor a rituais diários. Como assim? “São coisas simples como estar na empresa desde cedo, dando exemplo aos seus liderados. A nova geração quer mais liberdade, mas isso não significa abrir mão da disciplina”, exemplifica.

2 – Converse mais

Para o especialista, é importante que o empreendedor não fique “encastelado em seu computador”. “Ele precisa sair da sua cadeira e conversar com a sua equipe sobre o negócio e sobre a vida. Também precisa conversar com o cliente, deve ter pelo menos uma visita por dia”, aconselha. Essa troca de ideias ajuda o empresário a enxergar melhor o mercado e o seu negócio.

3 – Não viva só para trabalhar

Fazer as coisas que gosta, como praticar um esporte, ir ao cinema ou ter um trabalho voluntário ajuda o empreendedor a tomar decisões na empresa, segundo o especialista Góes. “Sem isso, as coisas começam a se desequilibrar, ele fica estressado, a conta começa a vir na saúde e a qualidade de decisões dele fica comprometida”, afirma.

Outro ponto importante, segundo o especialista Arnaldo Auad, da consultoria Direção e Sentido, é dar atenção à vida afetiva. “Manter seus relacionamentos afetivos em dia e prezar pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem reflexos em qualquer coisa que o empreendedor faça”, afirma.

4 – Aprenda sobre seu negócio

Para Auad, é importante que o empreendedor busque sempre aprender algo novo sobre seu negócio. “Se você lida com uma empresa do setor de serviços, pelo menos uma vez ao dia leia algo sobre esse assunto”, exemplifica. Outras opções são cursos de curta duração ou mesmo programas disponíveis na internet.

5 – Procure ajuda

Em muitos momentos, a vida do empreendedor pode ser muito solitária, com decisões importantes que afetam a sua vida e a de seus funcionários. Sendo assim, Auad recomenda que os empresários busquem ter sempre alguém com quem possam trocar experiências. “Recomendo que ele tenha um coach, pessoas que possam ter algo a acrescentar sobre aquilo que ele está vivendo”, afirma.

6 – Cuide da sua saúde

Dizer que é necessário cuidar da saúde parece óbvio, porém, muitos empreendedores deixam isso de lado. “A rotina do empreendedor pode ter muitas aflições, ansiedade, e essa parte emocional pode influenciar no físico, o que não podemos permitir”, afirma Auad.

7 – Seja persistente (sem ser teimoso)

Segundo Joacir Martinelli, da consultoria Duomo, é comum os empreendedores ouvirem que devem ser persistentes para ter sucesso. No entanto, não é recomendado confundir persistência com teimosia. “Vejo que algumas pessoas confundem uma coisa com a outra. É preciso ser persistente, mas não ter a teimosia de insistir num produto que não está dando certo, por exemplo. O empreendedor deve ser flexível e enxergar o que o mercado está pedindo”, afirma.

8 – Ouça o feedback dos seus clientes

Um hábito que poucos empreendedores têm, segundo Martinelli, é o de ouvir verdadeiramente seus clientes. “A grande maioria dos empreendedores não quer ter o feedback do cliente, quer apenas que ele diga que está tudo ótimo”, afirma. Para o consultor, um retorno sincero, mesmo que não seja tão positivo, é um “presente” para o empreendedor melhorar e ter mais sucesso. Portanto, ouça o seu cliente.

9 – Planeje

Ter iniciativa é uma das principais características que diferenciam os empreendedores. Mas agir sem planejar pode trazer muita dor de cabeça. Portanto, use uma parte do seu tempo para pensar antes de agir. “O empreendedor precisa balancear a iniciativa com o planejamento, caso contrário ele pode sofrer com o desperdício de recursos”, aconselha Martinelli.

10 – Pense o seu produto

Acredite se quiser: sua vontade de colocar a mão na massa pode atrapalhar o seu sucesso. “Alguns empresários ficam na operação do produto e tornam-se empregados do próprio negócio”, explica Martinelli. Com isso, o empreendedor não consegue pensar sobre como melhorar, e a empresa não decola. “Esse talvez seja o grande diferencial de empreendedores de sucesso”, afirma.

Fonte:  https://exame.abril.com.br/pme/10-atitudes-simples-para-voce-ser-um-empreendedor-de-sucesso/

 

Alem de tudo isso e principalmente, é preciso observar se você tem um perfil empreendedor, essa talvez seja a dica mais importante para quem está buscando abrir um negocio, seja ele no ramo de serviços ou comercio, outra dica muito relevante é ter em mente que tipo de negocio você quer abrir, não adianta nada ter algum capital para investir se for investir em algo que não lhe satisfaça, uma sugestão é visitar negócios do mesmo segmento que você deseja, avaliar se o mercado local esta propicio para esse tipo de empreendimento etc.

E para finalizar depois de tudo isso que foi dito só resta por a mão na massa e trabalhar bastante para que seu negocio dê frutos, vale lembrar que dificilmente algum negocio recém aberto vai ser muito lucrativo, é preciso fugir do imediatismo e ter paciência para conseguir atingir os seus objetivos e metas estipuladas no inicio do projeto, busque uma orientação profissional para ter maior garantia de sucesso e BOA SORTE

Por BETINHO SANTOS – Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778