Saiba quais escolas tiveram melhor desempenho no IDEB 2017 em Araçagi

0

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017, divulgados no começo deste mês (03), mostra a realidade da educação no Brasil. Com os dados é possível acompanhar a evolução da aprendizagem de alunos das redes municipais e estaduais, identificando onde há avanços e pontos que requerem a atenção de todos os atores envolvidos na educação: escolas, famílias, gestão pública, alunos e sociedade como um todo.

No município de Araçagi, das escolas cujos dados estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP), nenhuma escola atingiu a meta nacional que foi de 5,5 para as séries iniciais e 5,0 para as séries finais. Já para o Ensino Médio a meta era 4,7. O mesmo caso se repete com relação a meta do Estado que foi de 4,7 para as séries iniciais e 4,0 para as séries finais. Já o Ensino Médio a meta era 4,0.

Confira os dados do IDEB para o município de Araçagi:

1. Escola Estadual Rodrigues de Carvalho: 5º ano: 3,9  (meta era de 5,0)-  Melhor resultado foi em 2007 com 3,9. 9º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados, (meta era de 4,2). Melhor resultado foi em 2013 com 3,6.

2. Escola Estadual Francisco Pessoa de Brito: 3º ano: 2,9 (meta era de 3,1).

3. Escola Municipal Alice de Almeida Carneiro: 5º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados, (meta era de 4,2)- Melhor resultado foi em 2009 com 3,5.

4. Escola Municipal Luiz Barbosa: 5º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados, (meta era 5,1). 9º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados. (Meta era de 3,1). Melhor resultado foi em 2015 com 4,3.

5. Escola Municipal Olívio Maroja: 5º ano: 2,1. Não há meta para esta série. 9º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados. (meta era de 2,9).

6. Escola Municipal Agripino Ribeiro Filho: 5º ano: Não está disponível os dados. 9º ano: Teve o número de participantes no SAEB insuficiente para que os dados fossem divulgados. (meta era de 3,7)- Melhor resultado foi em 2007 com 3,0. *É a escola que atingiu as metas em 2007, 2009 e 2011.

7. Escola Municipal Margarida Pessoa Coutinho: 5º ano: 3,3. (Meta era de 4,2). Melhor resultado foi em 2017. 9º ano: Dados não disponíveis.  

 As demais escolas não constam no site do INEP. 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Da redação PortalAraçagi com informações do INEP

Share.