Por Laís Aparecida – Parabéns, Araçagi! Teu presente é o nosso futuro!

0

De muitos passados viveu Araçagi. Por muitos futuros anseia seu povo. E aos 59 anos, quanto temos para dialogar? Uma cidade que tem, com certeza, os melhores pontos turísticos: o sossego de uma rede na varanda, a tranquilidade de uma cadeira na calçada para conversar a noite com os vizinhos, a humildade do cafezinho de Dona Maria, a gentileza de Seu Zé que agrada trazendo um “punhado de feijão” do seu sítio para os amigos, a fé do padre na Igreja Matriz, a disposição dos jovens na luta por um futuro melhor, o orgulho de dizer “eu sou do interior da Paraíba”.

Com 59 anos, um ser humano está entrando na chamada “melhor idade”. A fase da maturidade, da colheita de seus frutos plantados através daquelas sementes da juventude. O homem está na fase da estabilidade biopsicossocial; com filhos criados, netos em desenvolvimento, carreira profissional já sucedida… A mulher também, mas ainda vivendo suas crises de uma menopausa; hormônios agitados, instáveis, mudanças abruptas no comportamento, na rotina… No entanto, ambos estão construindo seu futuro enquanto quase-idosos. Estão pensando nos cuidados com a saúde, com o lazer, com o constante informatização, pois não podem estar desatualizados. Estão pensando, em geral, no seu bem estar.

Nesta nova idade da nossa estimada Araçagi, queremos pensar para ela um novo ciclo semelhante ao que os homens e mulheres vivem enquanto cruzam os 59 anos de idade. Ciclo de mudanças, de planejamentos para o futuro, da busca pela estabilidade, de crises também, mas de resiliência para superá-las e do enorme desejo de alcançar a plenitude do bem estar.

Um povo que batalha, que acorda na alvorada em busca de seus objetivos, que não desiste deles nas dificuldades, que resistiu e resiste aos obstáculos durante estes anos, hoje está de parabéns, pois Araçagi somos nós, desde os mais necessitados aos nossos administradores.

Araçagi, que tuas qualidades sejam eternamente reconhecidas e que teus defeitos dêem espaço para o amadurecimento de ideias construtivas para nosso futuro. Nosso porque somos milhares de habitantes de tuas terras e, na verdade, tudo o que te desejamos em seu quinquagésimo nono aniversário é o que nós mesmos precisamos te oferecer como presente: paz, honestidade, prosperidade, amor, cidadania, união honra, responsabilidade e a força dos direitos e deveres.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512
Email: laispsicologia@outlook.com.
Instagram: @psicologa.lais

Da Redação/Portal Araçagi

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778