Por Laís Aparecida – Estresse, ansiedade e rotina de pré-vestibulandos – como ajustar?

0

O período de preparação para o Enem e outros vestibulares se torna exaustivo e causador de muitas emoções no estudante. Mesmo aqueles que já se dedicam desde o primeiro ano do Ensino Médio, podem sofrer os sintomas da ansiedade, do estresse e da rotina cansativa.

O Estresse e a Ansiedade podem ser bons para o movimento de vida do ser humano se for bem administrado. Como assim? Eles são uma espécie de combustível que está para nos alertar de algo futuro e nos avisar das possibilidades de resolver determinado problema. No entanto, infelizmente, tendemos a ‘exagerar a dose’, nos precipitando e preocupando acima do necessário, deixando-nos doentes e vulneráveis a comorbidades.

Nos pré-vestibulandos, alguns cuidados devem ser tomados e, mesmo que eles ‘só estudem’, a família deve entender que estudar já é algo denso e suficiente para a idade que estão. A rotina de estudos deve ser organizada e com espaços para lazer, boa alimentação e sono adequado. Não adianta ‘se matar’ de estudar e ‘revisar’ no dia anterior às provas. A esta altura, seu cérebro não se importa mais com o conteúdo, mas com a qualidade da mente e do corpo para executar a prova.

Atente para algumas dicas: a) durma bem (o que não quer dizer ‘durma muito’); b) estabeleça horários de estudo, separando disciplinas de maior complexidade como preferência e de menor complexidade para depois; b) dê intervalos entre os estudos e não se iluda com vinte horas de estudo por dia, seu cérebro não absorve tanta informação de uma vez; c) separe um dia por semana para fazer coisas que lhe agradam, praticar hobbies, esportes ou simplesmente descansar; d) estabeleça metas e tenha foco, começando pelo afastamento das redes sociais na hora de estudar e um lugar tranquilo onde possa concentrar; e) alimente-se bem e procure comidas que ajudam na autoestima, na disposição.

Com isto não pretendo dizer que não precisa se preocupar ou que deve estudar menos e se cuidar mais. As dicas servem exclusivamente para melhor organização de rotinas saudáveis, nas quais as metas acadêmicas e a saúde do indivíduo estejam igualmente cuidadas, igualmente bem sucedidas.

Vale ressaltar que a família e o próprio vestibulando devem estar atentos a sintomas mais severos de ansiedade, estresse e/ou depressão. Assim valendo da ajuda profissional, que é indispensável nestes casos, ou mesmo para auxiliar no estabelecimento de técnicas e métodos para a preparação do primeiro passo tão sonhado da vida profissional.

Boa sorte nestes próximos meses de preparação, galera! E não esqueçam: a qualidade do processo é, sem dúvidas, mais assertiva do que a quantidade e a pressa de chegar ao objetivo.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512
Email: laispsicologia@outlook.com.
Instagram: @psicologa.lais

Da Redação/Portal Araçagi

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743