Por Jefferson Procópio – Gratidão: Pequeno gesto, enorme relevância

0

A gratidão é, sem dúvida, puramente um sentimento nobre existente em nossas vidas. As pessoas que partilham deste sentimento, são muito mais felizes, afinal estão sempre aptos a valorizar tudo que os cerca. Segundo o dicionário, a palavra gratidão significa uma qualidade nobre, de quem é grato, que reconhece, que lembra de algum ato e agradece por ter superado, reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado. Visto isso, denomina-se como a capacidade de agradecer e reconhecer um gesto de bondade, carinho, uma ajuda, um elogio, assistência ou gentileza, simplesmente aquilo que a vida nos oferece todos os dias.

Ter gratidão é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Além disso, a gratidão nos estimula a ter uma visão mais de otimismo em relação a vida. Por isso, ser grato pelo dom da vida, pela saúde, pela família, pela provisão, pelo trabalho, pelos amigos e até pelos obstáculos enfrentados deve ser uma atitude diária.

Pare por alguns instantes e agradeça por todas as bênçãos que você tem recebido: agradeça por estar vivo, por ter saúde e disposição para viver, por respirar e trabalhar, pela força que corre em suas veias, pela pessoa maravilhosa que você é e por seus talentos e qualidades. Tudo isso é responsável por formar quem você é hoje.

Agradeça por tudo de bom que você já conquistou, pelas pessoas extraordinárias que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento, pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegrias. Afinal, tudo isso foi importante para você estar aqui hoje. Agradeça por sua família, seus amigos, sua casa, seu emprego, seus sonhos e projetos de vida. Agradeça pelo simples fato de poder agradecer. A vida em si já é um presente, e poder ser grato por tudo isso é, sem dúvida, uma grande dádiva que todos nós recebemos.

Por mais que pareça difícil compreender, é preciso que também sejamos gratos a cada uma das adversidades que surgiram em nosso caminho. Se você refletir por alguns instantes vai perceber que há razão nisso, pois as dificuldades em nossa vida, são tão essenciais quanto tudo aquilo que dá certo e nos faz sorrir de imediato.

Acontece que as adversidades têm a capacidade de nos fazer sentirmo-nos mais fortes diante da vida, isso porque quando somos colocados à prova, somos, automaticamente, obrigados a encontrar em nós mesmos recursos capazes de nos ajudar a superar cada uma das dificuldades que surgem em nossa jornada evolutiva. Assim, são estes recursos que vão nos ajudar a superar cada novo desafio que a vida nos fazer enfrentar no futuro.

Você nunca sabe o que a vida lhe reserva. A mesma reviravolta que levou algo embora pode ser a que trará algo maravilhoso para o seu futuro. Às vezes, pode ser difícil aceitar o que se passou conosco, ou realmente se desfazer das coisas que devemos deixar para trás, mas quanto menos tempo você passar lamentando o que se passou, mais atenção pode dar ao seu presente. E, no fim das contas, é apenas o agora que realmente importa.

E você? Já agradeceu hoje?

Jefferson Procópio – Graduando em Direito com Extensão em Ciência Política

 

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778