Por Emerson Rodrigues – O poder do NÃO

0

Quando escutamos a palavra NÃO somos automaticamente levados a pensar em algo negativo. Porém, embora seja de fato uma negação, pelo menos a princípio, na verdade o NÃO muitas vezes é positivo.

Saber dizer Não quando necessário, é muito educador e libertador. Ninguém pode querer viver nessa vida, ouvindo apenas Sim. Isso não amadurece o ser humano, e é utópico. O sim é valioso nas suas ocasiões, assim como o Não.

Uma pessoa acostumada a ter tudo que quer, sempre do jeito que quer, e como quer, não passa de uma pessoa mimada, mesmo que seja adulta. A questão é que na insanidade de querer sempre o Sim, muitas pessoas são capazes de coisas indizíveis para ter o que quer, ou a quem quer. Muitos crimes se devem a isso.

Pois bem, qual é então o lado positivo do Não. O principal lado bom dos “Nãos” é que eles nos educam e nos indicam, que não podemos viver somente no nosso mundinho de planos pessoais e individualistas.

Porém, o Não precisa ser sempre para o nosso bem, mesmo quando corta algo que no momento nos parecia ser bom. Muitas pessoas se incomodam com os 10 Mandamentos da Bíblia, reclamando que Deus só sabe dizer Não para seus filhos. Quando na verdade, cada Não nos 10 Mandamentos, é um Sim para o que é bom para nós. Por exemplo, Não cometerás adultério, significa um Sim, isto é, que sejamos fiéis ao nosso cônjuge. E os frutos desse Sim com aparência de Não, é uma vida mais tranquila, um casamento horando e mais firme, com menos chances de se acabar.

Quando um pai ou uma mãe, ou o responsável por algum menor de idade diz Não, precisa ser um Não consciente, não apenas pelo mero costume de dizer Não, ou para manter uma certa superioridade de forma errada. O Não precisa ter um motivo, e um motivo bom.

Agora claro, dizer apenas Não e nunca sim, acaba tomando a aparência de insensibilidade, autoritarismo, e falta de diálogo. Quando uma pessoa nada permite a outra, pode ser que nem sequer haja amor mais ali. Na vida há espaços para o Sim e para o Não. Tudo na medida certa. Tendo como cálculo de medida, o melhor para o outro.

Até mesmo quando Deus nos diz Não, Ele tem um bom motivo para isso. Mesmo que não entendamos.

Emerson Rodrigues

Professor com Graduação em Ciências da Computação

 

Redação/Portal Araçagi

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778