Por Emerson Rodrigues – Araçagi, terra de Santa Cruz?

0

Dia 22 de julho Araçagi completará 59 anos como município oficializado. Já quase sexagenária! Mas, você sabe a idade real de Araçagi? Já tem bastante tempo que os pioneiros vieram morar aqui, não é? Já sonhavam em vê-la crescer e talvez imaginassem como ela seria hoje… Será que Araçagi correspondeu bem as expectativas dos nossos fundadores?

Araçagi, terra abençoada por Jesus, mas, amaldiçoada por alguns! Sim, quantas vezes eu não já ouvi araçagienses dizendo palavras de maldição contra essa terra controversa??? Há pessoas que saíram daqui com muito ódio no coração em relação a essa cidade, mais precisamente devido a experiências muito ruins com pessoas conterrâneas de mau coração. Há outros que se envergonham do nosso município por ser uma cidade pequena, sem muitos recursos, diversão e estrutura… Nasceram nessa terra, mas, a rejeitam!…

Bem, Araçagi não é diferente de muitas cidades pequenas e pobres… Todos sabem logo o que acontece na vida do outro, seja conforme os fatos reais, seja nos terríveis boatos.

Sim, isso é terrível, porém, eu pergunto a você: O que tem de bom em Araçagi? Talvez você tenha rido né? Rs… Ou talvez tenha dito “Rum!” Não sei, mas, o que sei é que aprendi a amar essa cidade desde pequeno. Para mim, que morava numa grande cidade, cercado de prédios, e que tive sim uma excelente infância, era ainda mais fascinante tomar banho de rio, andar e conversar tranquilamente até tarde da noite (o único medo era de lobisomem kkk)… ah, e como não esquecer o choque cultural e a diferença gritante de sotaque? Quando não zoavam meu sotaque carioca, eu mangava do sotaque paraibano, tudo na paz… haushausa

Eram bons tempos? Sim, com certeza? Mas, das últimas décadas para cá, o que tem de bom para nós? Algumas coisas ainda permanecem vivas: a fé e o coração bom de muitas pessoas quase que anônimas… um pouco de festa…

Ahhhhh a fé… a fé de boa parte sustenta essa terra abençoada!

A fé na esperança SEMPRE de dias melhores!…

O meu sangue veio do Nordeste, minha criação veio do Sudeste, e assim sigo como um eterno “PARAIBOCA” hehehe… esse sou…

Emerson Rodrigues

Da Redação/Portal Araçagi

Share.