Novembro Azul foca prevenção do câncer de próstata

0

O câncer de próstata é um dos que mais mata os homens. Estima-se que 68.220 novos casos da doença devem surgir este ano, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A região Sul é a que tem a maior incidência da doença, com 96,85 casos a cada 100 mil homens.

Com 29,41 casos, a região Norte do país é onde tem o menor número. É que a região Sul tem os maiores índices de longevidade e a doença, geralmente, acomete pessoas com idade mais avançada.  

A doença, aliás, é o principal tema da campanha do “Novembro Azul”. As ações buscam conscientizar o público masculino sobre a importância de cuidar da saúde. O objetivo é sensibilizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças, porque muitos procuram ajuda só quando já estão doentes

O médico Charles Schwambach explica que a prevenção é o melhor remédio. A idade ideal para começar a fazer o exame de próstata é entre 40 e 45 anos, no entanto, se a pessoa tiver casos da doença na família, deve procurar um especialista aos 40 anos.

Charles explica que o exame é preventivo, então deve ser feito independentemente da pessoa sentir alguma coisa. O diagnóstico é feito com o exame de toque e a dosagem do PSA no sangue. O índice de cura, quando a doença é diagnosticada precocemente, pode chegar a 90%.

Novembro Azul em Lages – Em Lages, como parte do “Novembro Azul”, serão realizadas várias ações envolvendo a comunidade. O Dia “D” da campanha será no próximo dia 11, das 14 às 17 horas, no Parque Jonas Ramos (Tanque). Na ocasião, além de orientações sobre os cuidados com a saúde, haverão atividades culturais, dentre outros atrativos.

Além disso, no dia 19, haverá o atendimento estendido nas unidades de saúde dos bairros. E nos dias 21 e 28, serão realizadas atividades no interior do município, contemplando as localidades de Santa Terezinha do Salto e Macacos, respectivamente. Também serão executadas ações nas empresas da cidade, além de atividades de educação em saúde durante todo o mês.

“O Novembro Azul é para chamar a atenção quanto à prevenção, mas os cuidados com a saúde da população são feitos de forma permanente pela secretaria de Saúde”, comenta Franciele Miguel Lorenzetti, do Programa Hiperdia da Secretaria de Saúde. Ao lado do enfermeiro Tiago Santer, ela está trabalhando na campanha.

Além de atividades acerca da prevenção do câncer de próstata, o “Novembro Azul”, em Lages, contará com ações da campanha “A Família e Diabetes”. que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o impacto que o diabetes tem sobre a família. O Dia “D” desta campanha também acontecerá no dia 11, no Tanque.

Share.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/paracagi/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743