Em Araçagi, dia “D” da vacinação antirrábica é amanhã, confira horários e locais de vacinação

0

A  secretaria de saúde de Araçagi, realiza no próximo sábado, dia 22/09, o dia “D” da Campanha de Vacinação antirrábica para cães e gatos, em parceria com secretaria de estado da saúde e o ministério da saúde. O objetivo é promover a prevenção contra a raiva animal. A meta para o ano de 2018 é imunizar 80% da população de cães e gatos que corresponde a 3.684 animais.

A campanha objetiva estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. Em Araçagi, serão cinco postos de vacinação nos seguintes horários:

Ginásio “O Onildão” – das 07h30 às 11h30

Ginásio “O Monteirão” – das 13h às 16h30

Unidade Mista Vanildo Maroja – das 07h às 16h30

Salão comunitário do Bairro Castelo Branco – das 07h às 11h30

Salão comunitário do Santo Amaro – das 07h30 às 11h30

A raiva é uma doença que acontece mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode ser transmitido por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

É uma doença terrível que pode levar à morte se não atendida a tempo, sendo a melhor forma de se proteger contra a mesma é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com o seu bicho de estimação, sempre o levar na coleira; nunca separar brigas de animais; cuidado ao pegar bichos machucados; não alimentar e evitar contato com animais desconhecidos.

Da Redação/Portal Araçagi

Share.