Doenças psicossomáticas – O que precisamos saber?

0

A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dores, diarreia, tremores, falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica. Geralmente o sujeito visita diversos médicos com frequência procurando um diagnóstico, porém, os especialistas nada encontram, podendo levantar a possibilidade de doenças do foro psicológico.

Os sintomas mais comuns são dores ou queimação no estômago, desregulação do intestino, dores nos músculos e articulações, inflamações na garganta e pulmões, incômodo no coração, circulação, rins, bexiga, região íntima (com a perda do desejo sexual), pele (em forma de alergias) e sistema nervoso.

Existem diversas situações que facilitam o desenvolvimento de doenças psicossomáticas, como desgaste profissional, traumas na infância, ansiedade e depressão. Algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas por situações de estresse, principalmente doenças inflamatórias, como artrite reumatóide, ou fibromialgia e síndrome do intestino irritável, por exemplo.

O tratamento para esta problemática pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar seus sintomas, no entanto, é importante e indispensável o acompanhamento de um psicólogo e/ou psiquiatra a fim de cultivar hábitos saudáveis no dia a dia, efetivar a manutenção da saúde mental e aprender a controlar as emoções, tratando assim a verdadeira causa do problema.

Laís Aparecida – Psicóloga Clínica, Pós-graduanda em Criminologia e Psicologia Investigativa Criminal. Atendimento Psicológico em Araçagi, na Prime Clin, e João Pessoa.
Agende sua consulta através dos contatos: (83) 99896 6512
Email: laispsicologia@outlook.com.
Instagram: @psicologa.lais

Da Redação/Portal Araçagi

Share.