Dicas de Saúde Prime Clin: Você sabe como é feito o tratamento de canal e quando ele é indicado?

0

O canal da raiz dentária é um tratamento para reparar e salvar dentes muito danificados ou infectados. O procedimento envolve a remoção da área danificada do dente (a polpa, conhecido popularmente como o nervo do dente), limpeza e desinfecção e, em seguida, o preenchimento e selamento (obturação do canal). As causas comuns que afetam a polpa são dentes trincados, cárie profunda ou tratamento dental repetido na raiz ou trauma.

Um dentista ou endodontista realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar dentes.
A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária. A raiz dentária está inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula.
Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa. As causas mais comuns de necrose pulpar são fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente.


Se o problema não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. 
Se você já passou por isso, aquela “bolhinha” na gengiva é uma manifestação dessa infecção no dente.
Um abscesso pode causar danos no osso ao redor do dente. Quando a polpa infectada não é removida, podem resultar dor e edema (inchaço). Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares. Sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído.
O procedimento para o tratamento de canal consiste em remoção do tecido cariado do dente para ter acesso a polpa dentária, remoção da polpa dentária e acesso ao canal para limpeza e desinfecção com materiais apropriados, durante essa limpeza com os instrumentos apropriados, são realizados raio-x para medir o comprimento da raiz do dente, pois a mesma deve ser respeitada. Logo após a total remoção, limpeza e desinfecção, a polpa dentária é substituida por material apropriado para o preenchimento desse canal agora vazio. Ao fim de tudo, o dente é restaurado para voltar a ter sua forma e função!

Um dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são necessários. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável.

Prime Clin

Share.