Dicas de Saúde Prime Clin: Entenda porque devemos realizar o exame preventivo citopatológico

0
A citologia vaginal, conhecida também como Papanicolau, é um exame que se faz nas mulheres sexualmente ativas ou maiores de 20 anos, a fim de detectar a tempo qualquer alteração do colo do útero, e prevenir assim o câncer do colo do útero. São detectados 95% dos casos de câncer do colo do útero, causando uma redução de 70% no número de mortes entre as mulheres com câncer de colo uterino.
Para realizarmos o teste, será necessário:
  • Não estar no período menstrual.
  • Não ter tido relações sexuais nas 48 horas anteriores.
  • Não ter usado lubrificantes vaginais 24 horas antes.
  • Não ter realizado duchas vaginais no lapso de 48 horas antes.
  • Não ter aplicado nenhum tratamento médico vaginal (pomadas), durante as últimas 48 horas.
As células são recolhidas com uma espátula ou escovilhão específicos para realização de um esfregaço em lâmina de vidro, fixado com um spray adequado;
Para que serve o exame?
O exame serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas. Também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio.
As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, deveriam se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano. O médico recomendará a frequência com que o exame será feito baseado nos seus fatores de risco para desenvolver câncer cervical.
Existe uma chance crescente de desenvolver este tipo de câncer se:
– Se ao fazer algum exame perceber alterações.
– Iniciou a vida sexual muito cedo.
– Teve ou tem muitos parceiros sexuais.
– Você ou seu parceiro têm tido infecções genitais.
– Teve câncer de vulva ou vagina.
– A parceira anterior do seu atual parceiro teve câncer cervical ou anomalias nas células cervicais.
– Seu parceiro teve câncer de pênis.
– É fumante.
– Sua mãe tomou o hormônio dietilstelbestrol (DES) enquanto grávida de você.
– Seu sistema imunológico for fraco, porque você já foi submetido a transplante, ou porque você toma drogas que enfraqueçam o sistema imunológico ou porque é soro positivo.
Após os 65 anos, seu médico poderá não mais pedir o exame de citologia caso os anteriores tiverem sido normais. No entanto, um exame físico anual continua sendo importante por outras razões de saúde, inclusive para tornar possível o descobrimento de um câncer de mama e de vulva, ainda em fase inicial.
O exame pode detectar doenças pré-cancerígenas e, se estas doenças são descobertas a tempo, há uma grande chance de o desenvolvimento do câncer ser combatido através de um tratamento simples. Este exame também é utilizado para detectar alguns tipos de infecção no colo do útero e na vagina.
O melhor caminho é a prevenção!
primeclin.com
Share.