Concurso INSS: Saiu o edital de remoção interna! e planejamento analisa 7.888 vagas para novo concurso

0

Ficam abertas até sexta-feira, 20 de julho, as inscrições para o processo seletivo de remoção aos servidores efetivos ocupantes de cargos de Nível Intermediário e Analista do Seguro Social de Qualquer Formação da Carreira do Seguro Social, em exercício nas Agências da Previdência Social – APS Convencionais, para APS Convencional diversa da atual.

Todas as vagas disponibilizadas neste processo de remoção serão destinadas exclusivamente às localidades/unidades, com previsão de vagas de Entrada.

Poderá participar do processo, o servidor ocupante de cargo de nível médio e do cargo de Analista do Seguro Social de Qualquer Formação, em exercício em APS Convencional com previsão de vaga (s) de SAÍDA presente no edital.

Para fins de participação neste processo seletivo será considerada a APS Convencional de exercício do servidor, no ato da inscrição, conforme dados registrados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) de junho/2018.

O servidor ocupante de cargo de Nível Intermediário e Analista do Seguro Social de Qualquer Formação da Carreira do Seguro Social, que esteja exercendo função/cargo comissionado, em APS Convencional com previsão de vaga (s) de SAÍDA, poderá participar deste processo seletivo, desde que sua lotação de origem não seja em área meio ou em unidade de Município que tenha recebido vagas no concurso público realizado pelo INSS em 2015.

cronograma remo%C3%A7%C3%A3o inss - Concurso INSS: Saiu o edital de remoção interna! e planejamento analisa 7.888 vagas para novo concurso

Leia Também:   Prefeito de Cabedelo promete lançar edital de concurso público até o final do ano

O Instituto Nacional do Seguro Social tem expectativa de divulgar a abertura de novo edital de concurso público (Edital Concurso INSS 2018/2019) em breve. Sem autorização, o presidente do INSS, Francisco Lopes, e o diretor de Gestão de Pessoas, Alexandre Guimarães, mostraram grande preocupação com o atual quadro de servidores da instituição.

O órgão enviou nota técnica ao Ministério do Planejamento solicitando o preenchimento de nada menos que 10.468 vagas. Do quantitativo solicitado, 7.888 vagas são para a abertura de novo edital de concurso público do INSS. As 2.580 vagas restantes serão para chamada de excedentes do concurso anterior (veja abaixo).

autoriza%C3%A7%C3%A3o t%C3%A9cnico do seguro social - Concurso INSS: Saiu o edital de remoção interna! e planejamento analisa 7.888 vagas para novo concurso

autoriza%C3%A7%C3%A3o inss analista e perito - Concurso INSS: Saiu o edital de remoção interna! e planejamento analisa 7.888 vagas para novo concurso

De acordo com o INSS, o documento serve para ratificar “a urgência na recomposição continuada do quadro permanente de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social. mediante a ampliação do número de vagas do concurso público autorizado – em 2015 -, e, posteriormente, a autorização para realização de novo concurso público”.

Nos dias 24 e 25 de abril, foram realizadas duas reuniões com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). Na reunião da terça-feira, 24, o presidente informou que o déficit atual do INSS é de 16 mil servidores. Já na quarta-feira, 25, foi a vez do secretário Alexandre Guimarães reunir com os federados. Ele disse que “está muito preocupado com o número expressivo de servidores que deixarão a casa no próximo período”.

Os representantes da Federação reafirmaram a necessidade do edital do concurso público do INSS frente ao caos generalizado em que se encontram os postos de trabalho e o atendimento à população nas políticas públicas da base da federação. Reivindicou ainda que fossem empossados os excedentes dos últimos concursos.

Em resposta, o Planejamento afirmou categoricamente que não há possibilidade de convocação dos excedentes dos últimos concursos em função da expiração dos prazos legais definidos em edital. Em relação a novos concursos, o Planejamento informou que o pedido do edital do concurso INSS 2018 será encaminhado para as demandas prioritárias deste ano. A possibilidade de atender as vagas ainda é remota pelas questões envolvendo a intervenção militar no RJ e a operação “Carne Fraca”, que remanejaram recursos dos concursos. No entanto, a expectativa é que o certame possa ser autorizado.

Fonte: Notícias de Concursos

Share.