Araçagi tem diminuição em sua população e corre risco de sofrer queda em repasse do FPM

0

Araçagi é um dos poucos municípios da região metropolitana de Guarabira, que nos últimos oito anos vem tendo uma diminuição em sua população, o que pode trazer sérios problemas ao município, principalmente na situação econômica. Hoje, Araçagi possui um coeficiente no FPM (fundo de participação dos municípios) de 1.2, esse coeficiente é baseado no número de habitantes. Araçagi, hoje, faz parte do grupo de cidades que possuem entre 16.981 a 23.772 habitantes, o que lhe enquadra no coeficiente 1.2, quanto maior esse valor maior é o repasse do governo federal para o local..

De acordo com os dados do IBGE 2017, Araçagi passou de 17.224 habitantes em 2010 para 17.003 em 2017, ou seja, houve uma diminuição de 221 habitantes em sete anos, o que faz com que o município esteja praticamente no limite para sair do coeficiente 1.2 para 1.0 no FPM, o que significaria uma queda abrupta nos repasses mensais que os cofres da cidade recebem do governos federal.

O tema da possível queda do coeficiente vem sendo tratado pelos vereadores araçagienses com bastante preocupação. Na sessão da última terça (22), o vereador Neto Pessoa ressaltou a importância de se buscar medidas para que possam cessar essa diminuição constante de habitantes em Araçagi.

Caso Araçagi continue a ter essa diminuição populacional, e chegue a ter menos que 16.981 habitantes, ele passa a se enquadrar nos municípios com coeficiente 1.0. Segundo o vereador Neto Pessoa, isso seria terrível para o município, uma vez que hoje, mesmo com um repasse maior, Araçagi já vem passando por grandes dificuldades financeiras.

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA A DIMINUIÇÃO DA POPULAÇÃO

Emigração para grandes cidades em busca de trabalho e melhor qualidade de vida, são um dos pontos os quais todos os anos dezenas, e até centenas de araçagienses, deixam o município para grandes centros, sendo o principal destino o estado do Rio de Janeiro e São Paulo. Esse fator contribui para que a população diminua, mas não é o motivo que mais preocupa os poderes executivo e legislativo.

Os limites geográficos do município, esse é o ponto de maior preocupação das autoridades.

Araçagi é conhecida pela sua extensa área rural e por fazer limite com vários outros municípios, esse fator de ter muitos “vizinhos” vem sendo uma dor de cabeça, pois todos os anos várias pessoas deixam de ser consideradas cidadãs araçagienses e passam a integrar outras localidades, cidades como Cuité de Mamanguape, Mari, Sertãozinho e outros, que vem oferecendo serviços públicos de melhor qualidade e por serem mais próximos de algumas comunidades da zona rural de Araçagi, tem conseguido atrair algumas famílias e ocasionado essa mudança de município.

Serviços como transporte público, saúde básica e educação são os principais fatores que fazem com que algumas pessoas prefiram se declarar de outro município e não de Araçagi.

Da Redação/Portal Araçagi – Por Betinho Santos

Share.